Forum abc-latina

Discussions sur l' Amérique Latine

You are not logged in.

#101 Re: Brésil - économie business finance » Chute de la Bourse, chute du real? » 2007-08-28 18:20:16

Pour le moment les faits ne donnent pas raison á Chico...
Je pense que nous nous trouvons face à une situation confuse. Comme prévu la rentrée de septembre ne va pas être tranquille. J'attendrai encore 2 semaines pour savoir ce que donne les marchés.

Le plsu inquiétant, malgré que beaucoup semblent donner des opinions inverses, le Brésil ne sera pas á l'abri d'une nouvelle crise á WallStreet.

Le Bovespa baisse, le real s'affaibli face au dollar.

--------------------------

Bovespa aprofunda queda e dólar se aproxima de R$ 2

Publicada em 28/08/2007 às 13h00m
Claudio de Souza - O Globo Online, com agências

RIO - A Bolsa de Valores de São Paulo aprofunda seu movimento de queda nesta terça-feira em função do aumento do pessimismo nos Estados Unidos provocado por novos sinais de deterioração do segmento imobiliário. O Ibovespa recua 2,57%, aos 51.716 pontos, enquanto o dólar sobe 2%, negociado a R$ 1,9910 voltando a se aproximar do patamar de R$ 2.

Mesmo antes da abertura, as bolsas americanas já apontavam para o terreno negativo, o que foi confirmado logo após o início dos negócios. Dados sobre confiança do consumidor mostraram a maior queda do índice em dois anos. O indicador ficou em 105,0 em agosto, contra 111,9 em julho.

Além disso, um relatório da Standard & Poors mostrou uma queda de 3,2% nos preços dos imóveis no segundo trimestre deste ano, frente o mesmo período de 2006.

O Dow Jones cai 1,13%, aos 13.171 pontos; o Nasdaq recua 1,41%, aos 2.525,02 pontos. E o S&P tem queda de 1,35%, aos 1.447,06 pontos.

Além disso, o Merril Lynch rebaixou de "compra" para "neutra" a recomendação para as ações dos bancos Citibank, Lehman Brothers e Bern Stearns, pertencentes ao índice Dow Jones.

Na semana passada, o Federal Reserve anunciou que os quatro maiores bancos dos Estados Unidos pegaram emprestado US$ 500 milhões cada na linha de redesconto do Federal Reserve (Fed). Estavam na lista o Citigroup, o J.P. Morgan Chase, o Bank of America e o Wachovia.

Para piorar o clima, o jornal britânico Financial Times publicou uma reportagem dizendo que o banco britânico Barclays tem centenas de milhões de dólares investidos em instrumentos de crédito comprometidos, informação que foi negada pela instituição financeira .

O mercado também aguarda a divulgação da ata do Federal Reserve (Fed, o BC americano) sobre sua última reunião no dia 7. O documento deverá ser divulgado por volta de 15h.

Os dados, no entanto, não devem influenciar muito o humor dos investidores, uma vez que a instituição já inverveio algumas vezes desde a última confirmação da taxa de juros da economia, oferecendo liquidez aos bancos e reduzindo as taxas de redesconto.

Nesta terça-feira, as bolsas de Tóquio e Hong Kong recuaram no fechamento. Já os mercados de Seul e Xangai tiveram ganhos.

Na Europa, o dia também é de perdas: em Londres, o FTSE cai 1,90%; em Paris, o CAC recua 2,08%; e, em Frankfurt, a bolsa tem queda de 0,79%.

Na segunda-feira, o Ibovespa passou a maior parte da sessão em baixa, acompanhando os mercados americanos, e se recuperou no fim do dia, fechando em ligeira alta . Segundo analistas, o descasamento com a Bolsa de Nova York, que têm guiado o mercado brasileiro e fechou em queda, ocorreu devido à volatilidade atual.

#102 Re: Brésil - économie business finance » Risque en plaçant son argent sur un compte..? » 2007-08-26 22:39:01

Il faut vraiment faire le calcul et une comparaison avec les différents produits financiers que propose les deux pays. Je pense que pour un investissement plus conservateur la France te donne tous les garanties. Si tu veux prendre des risques fonce et ouvre un compte au Brésil...au risque bien sûr de perdre beuacoup.

Le risque est toujours (ou presque) mieux. Cela dépénd de ton caractère et de tes fonds bien sûr!

Personnelement je n'investirai pas dans l'immobilier en France en ce moment, même si tous les journalistes et spécialistes vont te convaincre que la bulle va éclater partout dans leur frontière (Londres, Madrid) sauf à Paris. Comme on sait le nuage radio actif de Techernovil s'était déjà arrêté sur nos frontières.

Je n'ai pas confiance non plus dans un pays comme le Brésil qui historiquement a pris de mésures protectionnistes et d'intervention financière lorsque la situation mondiale n'allait pas bien. Le fait que tu dois payer pas mal d'impôts et taxes de toute sorte le jour où tu veux rapatrier ton investissement et gains est la preuve que le Brésil n'est pas l'Eldorado de l'investissement!

Alex

#103 Re: Brésil - économie business finance » Chute de la Bourse, chute du real? » 2007-08-24 13:03:14

La bourse monte, le dollar baisse l'euro se mantien (ou presque), et le Moody's à son tour remonte sa notation "de gré d'investissement" au Brésil (http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 … 394056.asp). Le pays latinoaméricains semble moins vulnérables que la vieille europe pour affronter une crise (http://blogs.lexpress.fr/attali/2007/08 … l#comments).
Si vous n'avez toujours pas encore investi au Brésil, je pense qu'il faut le faire maintenant avant que la bourse augmente encore, n'est-ce pas?



Análise: ´Vendido´ força dólar abaixo de R$ 2,00

Plantão | Publicada em 24/08/2007 às 08h43m
Valor Online

SÃO PAULO - A pesada queda registrada ontem pelo dólar negociado no mercado interno não deve ser entendida como sinal de que os investidores internacionais, na vã suposição de que o pior momento da crise de crédito externa já foi superado, estão voltando a montar posições no Brasil. A moeda caiu 1,09%, cotada a R$ 1,9910, por força da atuação dos vendidos em dólar nos mercados futuros. E eles não são estrangeiros. Estes estão liquidamente comprados em US$ 1,6 bilhão nos pregões de cupom cambial e dólar futuro da BM & F. Os vendidos são brasileiros mesmo. Os investidores institucionais (fundações e fundos de investimentos) carregam vendas futuras de US$ 4,19 bilhões. Também estão na ponta de venda os bancos nacionais.

O posicionamento vendido dos bancos não é facilmente identificável. Eles têm toda a aparência de estarem comprados, tanto à vista quanto no futuro. Pelos dados divulgados ontem pelo Banco Central, as posições à vista registradas por eles no BC passaram de vendidas em US$ 2,74 bilhões no final de julho para compradas em US$ 1,33 bilhão até 21 de agosto. Isso não significa que os bancos estão, este mês, fazendo esforços ativos para que o dólar suba. Em primeiro lugar, porque as posições à vista não dependem da tendência do dólar para se tornarem lucrativas. Em segundo, porque os bancos não estão globalmente comprados em dólar.

Quem olha apenas a posição nos pregões de derivativos da BM & F pode ter essa falsa impressão. Afinal, se da posição vendida em dólar futuro, de US$ 5 bilhões, for retirada a comprada em cupom cambial, de US$ 9,62 bilhões, restará um caixa comprado líquido em US$ 4,62 bilhões. As posições à vista e no futuro revelam um total de US$ 5,95 bilhões na ponta de compra de dólar. Só que falta acrescentar uma conta muito importante: a dos swaps cambiais reversos. Neles, os bancos estão absurdamente vendidos. O estoque desses papéis alcança US$ 23,26 bilhões. Em termos líquidos, portanto, os bancos nacionais estão vendidos em US$ 17,31 bilhões. Interessa a eles de fato o declínio da moeda americana.

Como o desmonte dos swaps reversos é tarefa complicada, em face dos prazos diversos e distantes de vencimento e porque o BC não se mostra disposto a recomprá-los, torna-se sedutora a idéia, já abraçada por largos setores do mercado, de interromper o quanto antes o declínio da taxa Selic. Até que isto seja feito, o dólar não poderá, porém, cair muito, a ponto de ressuscitar o cenário anterior à crise financeira externa que permitia a continuidade do ciclo de desaperto monetário.

A melhora da nota soberana do Brasil, feita pela agência americana Moody ? s depois de o mercado de câmbio já estar fechado, ao referendar o reduzido contágio do país à crise de liquidez, ajuda os vendidos em dólar, mas tem efeitos práticos inócuos, uma vez que as captações externas estão fechadas por causa justamente das turbulências. Sobre o conceito de risco-país, há um proveito mais imediato, do qual o dólar se apropria. A taxa de risco do Brasil se locomove muito em função do vaivém da aversão externa explícita nos juros dos títulos de 10 anos do Tesouro americano. Mas ontem ocorreu um certo descolamento. Enquanto a aversão aumentou (o juro de 10 anos caiu de 4,64% para 4,62%), o risco-país caiu 1,43%, de 210 para 207 pontos-base.

O movimento de analistas empenhados em convencer o BC a não esperar pela reunião do Copom de 17 de outubro para estancar a flexibilização monetária recebeu ontem um imprevisto auxílio sob a forma de um IPCA-15 acima das expectativas. O índice, em tudo igual ao IPCA exceto pelo período de coleta, subiu 0,42% em agosto, quando a expectativa média do mercado era de um avanço de 0,30%. Apesar da alta ter sido forjada pelos alimentos in-natura, sobretudo o leite e os seus derivados - pois, descontados os alimentos, o índice teria subido apenas 0,10% - , todos os núcleos sofreram correção para cima.

As principais medidas de tendência, que haviam registrado relevante desaceleração ao longo de junho e julho, voltaram a correr em ritmo próximo ao verificado em abril e maio, diz a consultoria LCA. A média das três principais medidas subiu para 4,2% em termos dessazonalizados. A LCA elevou a projeção de IPCA para este ano de 3,7% para 3,9%, mas manteve a estimativa para 2008 em 3,7% porque a pressão advinda dos preços dos alimentos está principalmente associada a fatores externos, que tendem a ser diluídos ao longo de 2008. E as decisões de política monetária que o Copom tomar a partir de setembro só terão impacto no ano que vem. Deve-se portanto buscar outro pretexto para a interrupção da queda da Selic.

(Luiz Sérgio Guimarães | Valor Econômico)

#104 Re: Pérou » tREMBLEMENT DE TERRE SUD PEROU » 2007-08-23 01:12:53

Un autre marrant (si on peut le dire) le commentateur qui demande d'être cool qui recommande d'aller au milieu de la route au milieu des voitures qui roulent desespérés

http://www.youtube.com/watch?v=UvHDrR_M … ed&search=

#105 Re: Pérou » tREMBLEMENT DE TERRE SUD PEROU » 2007-08-23 01:10:12

You tube a montré être le moyen le plus direct d'info vidéo pour ceux qui n'ont pas la TV péruvienne et même une source d'info d'images des citoyens qui ont souffert le Terremoto.

http://www.youtube.com/watch?v=5TAKxtBpTgY

http://www.youtube.com/watch?v=fCbIrNZ_ … ed&search=

#107 Re: Brésil - économie business finance » Chute de la Bourse, chute du real? » 2007-08-21 16:23:17

Autrement pour revenir à la crise financière, je vous conseille la lecture d'un article intéressant du Globo, qu'en pensez-vous?

Saiba o que pode acontecer com cada tipo de investimento em momentos de crise

Publicada em 20/08/2007
O Globo Online
http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 … 337654.asp

A queda nas bolsas está influenciando o resultado de muitos fundos de investimento . Veja abaixo como se comportam as aplicações nesse momento de crise.

AÇÕES - Quando os investidores começam a observar a queda exagerada dos papéis, tendem a sacar seus recursos deste tipo de aplicação. Para avaliar quanto pagará a quem pretende sair, o fundo contabiliza diariamente o valor dos papéis em que aplica. Como as ações estão caindo, o patrimônio administrado pelo fundo também recua e, conseqüentemente, os valores das cotas que cabem a cada investidor ficam menores. Especialistas recomendam que os investidores não retirem seus recursos das aplicações em fundos de investimentos durante turbulências consideradas pontuais, uma vez que eles perdem e não conseguem recuperar o montante aplicado assim que o fundo se recupera.

FUNDOS DI - Os fundos DI têm como meta alcançar o valor das taxas cobradas em Depósitos Interbancários, ou seja, aquelas cobradas para transações financeiras entre bancos. Essa variação, por sua vez, segue a taxa de juros básica da economia. Por isso, esses fundos são considerados "blindados" em momentos de turbulências já que, na crise, contratos de juros negociados na Bolsa de Mercadorias e Futuros tendem a subir, uma vez que aumenta a expectativa de inflação e, conseqüentemente, de um eventual aumento da taxa básica de juros para controlar o consumo. O investidor deve avaliar se a crise é estrutural ou passageira. Neste último caso, a tendência é de que os juros futuros voltem a cair assim que as turbulências passarem, derrubando também os ganhos deste tipo de investimento.

RENDA FIXA - Como esses fundos têm aplicações em papéis referenciados em taxa de juros pre-fixadas, costumam ser recomendados para investidores que apostam na queda da taxa dos juros básicos da economia. Se ele investe com o juro a 11,5% e se a taxa cai a 9%, por exemplo, ele ganha esta diferença. No entanto, se a taxa de juros sobe, ele perde. Com as turbulências no mercado de ações e a alta do dólar, sobem as taxas de juros no mercado futuro. Como o valor das cotas dos fundos têm que ser contabilizadas diariamente, inclusive para o caso de saques, esse aumento das taxas vem sendo considerado, o que explica a perda de rentabilidade atual.

POUPANÇA - Uma das vantagens da poupança, especialmente nos momentos de crise, é que sobre a aplicação não incide o Imposto de Renda (IR) sobre o rendimento, nem taxas de administração ou performance - o que pode corroer os ganhos. Além disso, o Fundo Garantidor de Crédito assegura investimentos de até R$ 60 mil em poupança e CDBs. Ou seja, se o banco quebrar, ainda assim o investidor recebe a quantia aplicada até este limite.

DÓLAR - A moeda americana tende a se fortalecer ainda mais frente ao real em momentos de turbulência, uma vez que estrangeiros saem de investimentos em mercados emergentes, como o Brasil, e levam seus dólares para investimentos mais seguros, como títulos do Tesouro Americano, por exemplo. Com a saída de dólares do país, a moeda fica mais escassa e sua cotação tende a subir. Além disso, empresas que têm dívidas na moeda americana, como as importadoras, correm para comprar a moeda a fim de garantir uma cotação mais baixa para vencimentos futuros de dívidas. Especialistas, no entanto, lembram que o Brasil tem altos superávits comerciais, o que garante um fluxo positivo de entrada da moeda no país. Eles só recomendam sua compra caso o investidor esteja programando despesas em dólares, como viagens futuras.
Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

#108 Re: Brésil - économie business finance » Chute de la Bourse, chute du real? » 2007-08-21 16:15:45

Bon Cancun n'a pas été touché, et donc le tourisme non plus. Mais c'est une riche région touristique du Méxique, donc à mon avis toujours TRES habitable. Malgrè les cyclones.

Si tu lis l'espagnol : http://www.eluniversal.com.mx/notas/444190.html

#109 Re: Brésil - économie business finance » Chute de la Bourse, chute du real? » 2007-08-20 13:06:09

smarty wrote:

En plus, pour les USA, la saison des "CYCLONES" arrive à grand pas.
DEAN arrive sur les antilles.
ERIN, pointe son nez demain sur le TEXAS, en ouverture de saison.(apparemment il se transforme en simple dépression).
Les scientifiques font des prévisions à partir du désert du sahara lié au phénomène EL NINO.
Dans moins de 10 ans maintenant, le golfe du mexique sera devenue quasi inhabitable.

Donc il faut dégager de Miami, Cancun?
Merci Smarty de nous donner tes sources pour pouvoir partager tes bonnes lectures...
Merci Philbec pour tes links

#110 Re: Brésil - économie business finance » Chute de la Bourse, chute du real? » 2007-08-17 00:15:38

En tout ca je ne m'attendais pas à une réponse aussi rapide à la question posé :

la bourse de SP chute
le real chute!

http://www.valoronline.com.br/valorecon … 81546.html
http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 … 289185.asp

Franchement les amis, avec tout le respect que j'ai pour vos opinions il est très difficile de prévoir où va la bourse et si le real monte encore. Passer de 2.60 à 2.80 en quelques jours n'est que la preuve d'une seule chose : pensons à autre chose que la bourse!

A bas le capitalisme!

Alex

#111 Re: Brésil - économie business finance » Chute de la Bourse, chute du real? » 2007-08-15 13:42:07

Pour le moment (concernant la question posé ici) : les bourses du monde baissent , le real baisse aussi !

#112 Re: Brésil - économie business finance » Importante action contre le maintien du CPMF !! » 2007-08-13 13:54:46

Je ne crois pas que les signatures par internet soient valables. C'est une perte de temps? Par contre les organisateurs peuvent aller reccueillir des sigantures dans la rue s'ils veulent (et le peuvent)...par internet ça n'a aucune importance, à force ça devient sans importance.
Par contre, quelle violence extrême les propos de Bayard! C'est avec un langage radical et sans fondement que les brésiliens défendront leur président.

#113 Re: Brésil - économie business finance » Chute de la Bourse, chute du real? » 2007-08-13 13:43:52

Pour le moment la bourse monte en Europe (Merci les banques centrales!), le Brésil a tenu ce qui peut rassurer, le real aussi d'ailleurs, et encore une fois on a l'impression d'un grand Bordel ce capitalisme!

#114 Re: Brésil - économie business finance » Chute de la Bourse, chute du real? » 2007-08-10 19:52:02

Je ne crois pas qu'il faut (encore) parler de crakc. Mais la situation en France semble pas terrible. Du coup je pense qu'il conviendrait mieux d'investir dans un pays comme le Brésil que dans la vieille europe et encore moins aux USA.

Je me pose juste la question si les banques ne vont pas augmenter leurs taux d'intérêt et par conséquence exploser la fameuse "bulle" immobilière en France aussi?

Je donne mon opinion comme un simple citoyen qui réagit intuitivement et surtout pas comme un "spécialiste" que je NE suis pas du tout! Voici quelques liens de "mes" lectures récentes pour info:

http://www.valoronline.com.br/valoronli … 70074.html
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia … derg.shtml
http://tempsreel.nouvelobs.com/actualit … teges.html
http://www.lesechos.fr/

#115 Re: Brésil - économie business finance » Chute de la Bourse, chute du real? » 2007-08-07 01:20:05

Si j'ai bien compris Smarty il ne faut vendre avant que ça baisse plus?
On parle depuis Plusieurs années (3 ou 4) que la bulle immobilière va exploser et résultat les biens n'ont cessé de grimper!
Il n'y a pas de loi dans le capitalisme mon ami!
Abs

#116 Re: Brésil - économie business finance » Transfert de fonds France vers compte de poupança » 2007-07-30 23:25:31

Pardon pardon,
il s'agit d'euros!
donc je perds pour 100 retraits je perd 3.000 euros.
c'est ça non?

#117 Re: Brésil - économie business finance » Transfert de fonds France vers compte de poupança » 2007-07-30 23:20:47

Ok Chico, mais le taux de change n'est jamais favorable!
Par exemple : dans une maison de change la semaine dernière je pouvais changer 1 euro à 2.65 reais.Alors qu'un retrait Visa, "GRATUIT", chez HSBC France me coûtait plus cher car 1 euro=2.55.

Bref pour un retrait de 2000 reais par jour je perds 784-754= 30 reais si je fais cela 100 fois je perdrai 3.000Reais!!! et ma banque ne me demande pas de payer de frais de retrait!

Même un transfert semble être plus intéressant, n'est-ce pas?

#118 Re: Brésil » Méga Topic sur la night au Brésil (soirées, boites, shows..etc) » 2007-07-27 21:15:16

Je n'avais jamais entendu de cette mode (voir article plus bas)
et vous les amis??

Moda brasileira do 'ficar' chega ao verão italiano

Valquíria Rey
de Roma


   
Casais se beijam
Pesquisadores acreditam que moda veio do Brasil
Uma pesquisa feita por uma associação de psicólogos e sexólogos com mulheres em toda a Itália indica que o comportamento brasileiro de "ficar" será moda no verão italiano.

Rimanere ou restare foram os termos correspondentes escolhidos pelos responsáveis do levantamento para "o ato típico dos jovens brasileiros de colecionar o maior número possível de beijos em discotecas e casas noturnas em uma única noite"

Para os pesquisadores, o ato de “ficar” é "uma moda que desembarca na Itália diretamente do Brasil".

"O verão sempre chega com uma moda diferente. Acredito que muitas italianas vão usar o comportamento brasileiro como escudo para fazer o que não é costume por aqui", disse à BBC Brasil a psicóloga Serenella Salomoni, que coordenou a pesquisa.

"Elas não estão inventando nada de novo. Aqui todo mundo namora. Mas, agora, estão usando a desculpa de que, se as brasileiras podem fazer lá, nós também podemos fazer por aqui."

Levantamento

   
Elas não estão inventando nada de novo. Aqui todo mundo namora. Mas, agora, estão usando a desculpa de que, se as brasileiras podem fazer lá, nós também podemos fazer por aqui.

Serenella Salomoni, que coordenou a pesquisa

De acordo com o levantamento, feito pela Associação Mulheres e Qualidade de Vida, 25% das italianas declarou que pretende ser "protagonista deste novo jogo" durante o verão.

Além da aposta do "ficar" nas praias mais badaladas da Itália, o levantamento diz que as italianas pretendem ir além.

"Não basta apenas dizer que fez. Entre as mulheres entrevistadas, 23% prometem tirar fotos dos rapazes seduzidos", afirmou Serenella. "Elas querem mostrar para as amigas uma espécie de estatística segura, provando quem conseguiu seduzir mais neste verão."

O levantamento feito com 800 italianas, entre 18 e 45 anos, diz que, depois das fotos, a ambição de 21% das mulheres é ter a cópia da chave ou cartão magnético do quarto de hotel da "suposta vítima".

Já 18% indicaram que o melhor troféu será roubar uma cueca ou qualquer outra peça íntima. Para 15%, o maior número de mensagens recebidas por celular num único dia será usado para coroar a capacidade de sedução. 11% disseram que a melhor comprovação será levar para casa um colar ou a pulseira do seduzido.

Traição

Outro dado do estudo confirma mudança de comportamento entre mulheres casadas ou com namorados: 24% das italianas comprometidas confessaram que vão trair seus pares durante as férias.

Na avaliação de Serenella Salomoni, ainda é difícil prever se o "ficar" terá vida além do verão de 2007 na Itália.

"As mulheres italianas dizem que querem seduzir, ter aventuras, trair, provocar ciúmes nos companheiros", afirmou. "Mas não sabemos ainda se o 'ficar' será apenas uma moda deste verão ou um comportamento que veio para ficar."

Segundo Serenella, para a mulher italiana, um beijo é muito importante, tem muito erotismo em jogo, é como um ato sexual.

"No verão, todos querem ousar, fazer coisas diferentes. Mas não acredito que as italianas conseguirão superar as brasileiras como colecionadoras de beijos", assegurou ao classificar o verão deste ano para as mulheres italianas como o da sedução, da transgressão e da tentação.

#119 Brésil - économie business finance » Chute de la Bourse, chute du real? » 2007-07-27 21:10:06

Alexrio
Replies: 285

Les amis,

que pensez-vous de la bourse qui est en train de nous faire un mini-crack? L'économie émergente du Brésil est-elle assez forte pour faire de la ressistance? et le real va continuer à se renforcer?
Il vaut mieux attendre voir ce qui se passe avant d'investir...

méfiant mais confiant que le Brésil est fort

Alex

#120 Re: Brésil - économie business finance » Transfert de fonds France vers compte de poupança » 2007-07-27 21:04:31

Oi les amis,

j'ai un ami carioca avec un compte en France. Il me propose de lui faire un tranfert de ma banque (ou déposer un chèque sur son compte, jusqu'à combien le montant possible?) et lui à Rio me donne en espèce.
Je pense que c'est une alternative non?

#122 Re: Brésil - économie business finance » Comparatif de placement financier » 2007-07-14 13:29:41

Les amis, je ne trouve toujours pas de comparatif sur des plans d'investissement. En France des revues financier donnent des "prix" aux banques les plus performantes. Je suis allé voir du cotê de "ValorONLINE" (le plus interessant des sites financier), sans succès.

Quelqu'un a un comparatif?

#123 Re: Brésil - économie business finance » Comparatif de placement financier » 2007-07-11 17:23:04

Obrigado Smarty Chico pour ces infos!

Je commence à connaître la culture "filas" de Rio. Rien que pour payer des "contas" la semaine dernière j'ai mis quelques heures!

Avec le Pan encore des "filas"!

Un truc qui m'a quand même surpris : manque d'intérêt des "executivos" des banques à vous vendre leurs produits ou ouvrir una conta.

#124 Re: Brésil - économie business finance » Comparatif de placement financier » 2007-07-10 03:46:15

Article interessant venant d'un banquier suisse :

http://emagazine.credit-suisse.com/app/ … 77&lang=FR

Lire notamment  :

Le Brésil a connu ces deux dernières années une véritable explosion des IPO. Quel a été l'impact de ce phénomène sur l'économie?
L'économie a bénéficié de très fortes accumulations de capitaux, lesquels ont pu être investis dans des secteurs divers. Les investisseurs disposent désormais de nombreuses possibilités de placement qui n'existaient pas auparavant. Je pourrais vous citer une dizaine d'entreprises qui n'étaient pas cotées il y a encore deux ans et qui constituent aujourd'hui des positions essentielles de notre fonds. Et ce sont des entreprises issues de secteurs très différents: transport aérien, infrastructures, bâtiment, biens de consommation.

Quels sont les pays les plus porteurs pour les investisseurs?
Nous estimons que le Brésil a une longueur d'avance, comme en témoigne sa surpondération dans notre fonds. En ce moment, nous étudions également des possibilités d'investissement particulièrement séduisantes en Colombie, laquelle ne représente qu'une part relativement faible de notre indice mais dispose d'un gros potentiel. Nous avons deux approches: l'une, "top down", consiste à établir une comparaison pays par pays. L'autre, "bottom up", met l'accent directement sur les entreprises et les secteurs. C'est ainsi que nous sommes parvenus à identifier des opportunités de placement intéressantes dans toute la région ou presque.

Quels sont les secteurs les plus attractifs?
Les infrastructures sont incontestablement très intéressantes. Notre fonds investit dans l'aéroportuaire, l'approvisionnement en eau, la construction de routes, le bâtiment, etc. Les télécommunications offrent elles aussi des opportunités attractives, notamment au Brésil, où les réseaux fixes ont un bel avenir. Nous misons également sur des secteurs tirés par la hausse de la demande intérieure, parmi lesquels l'industrie financière et les biens de consommation.

#125 Brésil - économie business finance » Comparatif de placement financier » 2007-07-10 02:58:07

Alexrio
Replies: 20

Oi les amis,

je suis de retour au Brésil après quelques semaines d'absence. Bravo pour les riches discussions concernant la parité real/euro (à moins de 1.50??!! Put...j'ai mal négocié mon salaire!).

Néanmoins je ne trouve pas dans ce riche forum de comparatif concernant des placements. Je suis sûr que ça existe, mais je n'ai pas trouvé! A vrai dire, les banques semblent jouer le secret concernant les frais appliqués. Bien évidemment, cela dépend du montant investi mais est-ce que vous pouvez me donner des conseils (vos experiences) pour pouvoir négocier avec mon banquier? (j'hésite encore entre HSBC et ITAU).

Avec un Brésil qui semble être en pleine forme je suis tenté d'expatrier aussi mes économies de la France qui ne me rapporte pas grand chose!

Obrigado pour vos riches conseils!

Alex

PS : Connaissez-vous un conseiller financier franco-brésilien  à Rio?

Board footer

Powered by FluxBB